segunda-feira, 22 de outubro de 2012

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domingo, 8 de julho de 2012

Matriz da Prova Brasil-2.011


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sábado, 6 de agosto de 2011

Videos para refletir...

Aprendendo literatura com o jornal e a fazer jornal com a literatura


A partir da fábula “A cigarra e as formigas” de Esopo e as paródias “A Formiga Boa” e “A Formiga Má” de Monteiro Lobato, a professora de Língua Portuguesa, Cláudia Galvão Roth, de Ponta Grossa/ PR, estimulou seus alunos a produzirem notícias de jornal.

Na escola Francisco Pires Machado, o Jornal da Manhã (Ponta Grossa/PR) virou material de leitura semanal e de atividades em sala de aula. No decorrer do terceiro bimestre os alunos vêm estudando a estrutura do texto notícia e a linguagem jornalística. A professora Cláudia Galvão Roth, de Língua Portuguesa, trabalhou a fábula “A cigarra e as formigas” de Esopo e as paródias “A Formiga Boa” e “A Formiga Má” de Monteiro Lobato. A partir destes textos os alunos produziram notícias relacionadas à morte da personagem Cigarra e a boa ação da Formiga Boa. Os alunos, de forma bem descontraída, abusaram da criatividade.

O jornal já faz parte da rotina dos alunos e muito veio a contribuir nas aulas como mais um recurso didático. Os alunos já estão familiarizados com a linguagem do jornal e não demonstram mais tanta dificuldade de aceitação. No início não sabiam sequer folhear o exemplar e não tinham interesse na leitura. Agora a grande maioria lê e sabe manuseá-lo. Os alunos puderam perceber que há muita diferença entre o texto narrativo, com linguagem literária, aquele que conta uma história fictícia, do texto notícia, com linguagem própria, que conta um fato real.

Profª Cláudia Galvão Roth

Escola Estadual Francisco Pires Machado



TEXTOS TRABALHADOS:

A cigarra e as formigas

No inverno, as formigas estavam fazendo secar o grão molhado, quando uma cigarra faminta lhes pediu algo para comer. As formigas lhe disseram: “Por que, no verão, não reservaste também o teu alimento?” A cigarra respondeu: “Não tinha tempo, pois cantava melodiosamente”. E as formigas, rindo, disseram: “Pois bem, se cantavas no verão, dança agora no inverno.”

(Esopo)



A Formiga Boa

[...]

- E que fez durante o bom tempo, que não construiu sua casa?

A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu depois de um acesso de tosse.

- Eu cantava, bem sabe...

- Ah!... – exclamou a formiga recordando-se.

- Era você então quem cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher as tulhas?

- Isso mesmo, era eu...

- Pois entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraía e aliviava o trabalho. Dizíamos sempre: “Que felicidade ter como vizinha tão gentil cantora!” Entre, amiga, que aqui terá cama e mesa durante todo o mau tempo.

A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.

(Monteiro Lobato)

A Formiga Má

[...]

A formiga era uma usuária sem entranhas. Além disso, invejosa. Como não soubesse cantar, tinha ódio à cigarra por vê-la querida de todos os seres.

- Que fazia você durante o bem tempo?

- Eu.. eu cantava!...

- Cantava? Pois dance agora, vagabunda! E fechou-lhe a porta no nariz: a cigarra ali morreu entanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto mais triste. É que faltava na música do mundo o som estridente daquela cigarra morta por causa da avareza da formiga. Mas se a usuária morresse, quem daria falta dela?

Os artistas, poetas, pintores e músicos são as cigarras da humanidade.

(Monteiro Lobato)



TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS:



Cigarra é abrigada por Formiga generosa

Letícia


Na noite anterior, dia 11 desse mesmo mês, na rua Presidente Prudente, no bairro de Formiganópolis, a cantora Cigarra foi abrigada pela Formiga. Algumas pessoas que estavam próximas viram e acharam bem interessante. O fotógrafo Sr. Gafanhoto aproveitou para fazer uma matéria.

Hoje, dia 12, ficamos sabendo que a Formiga convidou a Cigarra para morar com ela, mas com a condição de que ela não pare de cantar. É claro que ela aceitou. Tornaram-se grandes amigas.



Formiga Assassina

Alison

Ontem, 11 de agosto, às 4 horas da tarde, num dia de muita neve, a Cigarra foi encontrada morta em frente à residência da Formiga, na rua Floresta Verde, n° 34.

Testemunhas foram hoje à delegacia declarar o que viram. Todos os insetos falaram a mesma coisa: que a Cigarra foi pedir ajuda à Formiga e ela lhe bateu e a jogou para fora no frio.

Foi concluído o laudo que os peritos pernilongos fizeram. Eles encontraram pistas que comprovam a culpa da Formiga pela morte da Cigarra.

O delegado Besouro deu ordem de prisão à Formiga, que será condenada e poderá pegar de 10 a 50 anos de prisão.



Cigarra morre de frio

Felipe
Ontem à noite na rua Formigueiro a Cigarra mais famosa da floresta morreu de hipotermia.

Muitos insetos disseram que a Formiga foi a culpada porque tinha ódio e inveja da Cigarra. Hoje o delegado Grilo isolou o local do crime e foi atrás da Formiga. A polícia teve muita dificuldade para encontrá-la, mas achou-a fugindo. Ela foi levada para o 13° Distrito Policial para prestar depoimento.



Formiga vira fugitiva

Raul

Ontem às 10 horas a Formiga foi acusada de matar a Cigarra violentamente.

Ela alegou ser inocente e fugiu. O delegado disse que a polícia vai fazer de tudo para encontrá-la.

Uma testemunha alegou ter visto a Formiga em um cruzamento em frente a um shopping na cidade de Ponta Grossa: “Eu vi ela roubando um carro e quase me atropelou”.



rabalhando com notícias e propagandas

Veja a dica de dinâmica com os alunos postada por Lívia Inácio no blog do programa Jornal Escola, do jornal Comércio da Franca (SP).

Dinâmica: Trabalhando com notícias e propagandas

Objetivos:

- Trabalhar a imaginação do aluno

- Apresentar as diferenças entre reportagens e propagandas

- Trabalhar a linguagem escrita e falada

- Trabalhar a capacidade de registrar fatos relatados

Passos:

a) Professora começa uma história e a turma continua.

b) Depois da história pronta, a professora divide a turma em grupos e cada um produz uma notícia, ou uma propaganda sobre a historinha.

Exemplo:

Professora:

Era uma vez um menino que tinha medo do escuro

Aluno 1

Um dia ele resolveu dormir de luz apagada

Aluno 2

E a porta se abriu

Aluno 3

Ele ficou com medo

Aluno 4

E um alarme disparou

Aluno 5

E quando a luz se ascendeu, o menino havia desaparecido…

A partir desta história formada um grupo pode fazer uma propaganda sobre alarmes e o outro uma reportagem sobre um menino que desaparece misteriosamente no escuro.

Fonte: Blog Jornal Escola, do jornal Comércio da Franca http://jornalescola.wordpress.com/sugestoes-de-dinamicas-e-exercicios-em-sala-de-aula/





-4ª Série A e 4ª Série B

Atividades realizadas ao iniciar o Projeto Cultural Vamos Ler



-Atividade: Caixinha de Manchetes

-Objetivo da atividade: Produzir textos a partir de manchetes

-Levamos para a sala de aula vários títulos de matérias jornalísticas em uma caixinha, pedimos

que cada aluno retirasse um título e em seguida realizasse a seguinte atividade:

1- Escreva, no espaço abaixo, a manchete que você tirou da caixa:









2- Agora, usando a sua imaginação, escreva uma notícia baseada na manchete que você sorteou.



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texto informativo baratas




(Ilustração: Lula)

Está duvidando? Pois é verdade. Elas, que quando aparecem costumam causar rebuliço e náuseas, têm perfume irresistível para... Outras baratas, claro! Os machos da espécie Leucophaea maderae, por exemplo, usam seu perfume para atrair e conquistar as fêmeas. O cheirinho especial sai de suas costas, debaixo das asas. Aí, é amor a primeira cafungada!



A dona barata, como outros insetos, percebe odores (e também sabores) por meio de suas antenas. Então, atraída pelo cheiro do macho, ela chega bem perto dele, o toca com suas antenas e sente outros aromas que revestem o corpo do conquistador. Dessa maneira, a fêmea confere se o candidato a namorado, de fato, lhe interessa.



Nesse momento, o macho, que não quer se arriscar a ver dona barata indo embora, utiliza outra estratégia de conquista: levanta bem as suas asas, deixando-as quase na vertical, e dali sai um alimento rico em proteínas que ele mesmo produz, por meio de glândulas, e oferece à fêmea. Mas para experimentar essa iguaria, que para as baratas deve ser uma delícia, a fêmea precisa subir nas costas do macho. E, com ela distraída se alimentando, o macho aproveita para introduzir seu órgão reprodutor – que fica no final do abdômen – e acasalar.



Mas as baratas fêmeas não acasalam com qualquer macho que aparece. Pelos odores que eles exalam, elas identificam aqueles considerados dominantes – aqueles, digamos, bons de briga, que saem vencedores de combates com outros machos. Esses são os preferidos, tendo a preferência de oito entre dez baratas fêmeas, porque exalam até 20 vezes mais perfume que os dominados, ou seja, os vencidos em combate.

Os odores que as baratas exalam para atrair o sexo oposto são chamados feromônios e são produzidos por muitos outros animais também. Mas cada espécie tem lá sua arte de conquista e a da barata, cá para nós, é curiosa, não?



1. Leia o trecho abaixo e responda.

"Elas, que quando aparecem costumam causar rebuliço e náuseas, têm perfume irresistível para..."

Podemos afirmarque nesse trecho, o autor está se referindo.

(a) as mulheres

(b) as baratas

(c) as moscas

(d) as aranhas



2. O cheirinho especial sai de suas costas debaixo das asas. Aí é o amor à primeira cafungada!

No trecho acima a expressão grifada pode ser substituída por:

(a) ao primeiro cheiro

(b) à primeira vista

(c) a primeira vez

(d) ao primeiro sabor



3. Podemos afirmar que as baratas, assim como outros insetos, percebem odores e sabores através de:

(a) suas asas

(b) suas pernas

(c) suas antenas

(d) suas orelhas



4.Nesse momento, o macho, que não quer se arriscar a ver a dona barata indo embora, utiliza outra estratégia de conquista: levanta bem suas asas, deixando-as quase na vertical, e dali sai um alimento rico em proteínas que ele mesmo produz, por meio de glândulas, e oferece à femea.

No trecho acima a palavra grifada significa que a barata macho:

(a) brincacom a fêmea.

(b) briga com a fêmea.

(c) ele vai para um quartel lutar pela barata.

(d) ele usa outro meio para conquistar a barata.



5. As baratas fêmeas só acasalam com machos considerados dominantes. Elas os identificam por meio de:

(a) odores queeles exalam

(b) movimentos que eles fazem

(c) alimentos que eles produzem

(d) sinais que eles transmitem



6. em sua opinião a palavra que não tem o mesmo significado que odor é:

(a) aroma

(b) cheiro

(c) dor

(d) perfume

Revista Ciência Hoje das Crianças, pág. 17,nº 195. Outubro de 2008, Texto (adaptado) de Rodrigo Hirata Willemart

Leia mais: http://faunadocerrado.blogspot.com/2010/11/o-perfume-das-baratas.html#ixzz1PRMokvU5

Postado por Marilda